domingo, 28 de março de 2010

O CENTENÁRIO DA PONTE PRETA

São Paulo (SP) - A Ponte Preta comemorou 100 anos de existência. Um século de alegria, tristezas, glórias e frustrações que transformaram a Macaca numa paixão para a metade alvi-negra, em Campinas.
Fundada em 11 de agosto de 1900, a Ponte Preta tem o orgulho de carregar o status de clube mais antigo do Estado. Tudo começou com um grupo de garotos, alunos do Ginásio “Culto à Ciência”. Um ano depois de sua fundação, logo no primeiro dérbi, a equipe derrotou o Guarani por 1 a 0.
Hoje a Ponte possui a maior torcida do interior do Brasil. Na capital ela supera a de times grandes, como a Portuguesa.
A diretoria do clube promete uma grande festa nas comemorações. “A Ponte Preta merece”, afirmou o presidente Sérgio Carnielli.
Alguns jogadores com passagens pelo clube e que chegaram à seleção brasileira estarão presentes. Entre eles, os goleiros Waldir Peres (participou das Copas de 74, 78) e Carlos (78, 82, 86); os zagueiros Oscar (78, 82, 86) e Polozi (78) e o meia Dicá, um dos melhores da história da Macaca.
A Ponte Preta montou times inesquecíveis, que marcaram a história do futebol Paulista. Todo pontepretano lembra-se com orgulho da equipe vice-campeã paulista de 1977, considerada a melhor de toda sua história, formado por Carlos; Jair Picerni, Oscar, Polozi e Odirlei; Wanderley Paiva, Dicá e Marco Aurélio; Lúcio, Rui Rei e Tuta. O clube chegou mais duas vezes próximo do título Paulista. Conquistou o vice-campeonato em 79 e 81.

Gazeta Esportiva - Quinta, 10/08/2000